segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Post resumo

Depois de muito tempo... Eis-me aqui! Bom como fiquei muito tempo sem postar, mas continuei fazendo cerveja, vou fazer um post resumo das minhas cervejas que ainda não apareceram por aqui, e quero ver se daqui em diante mantenho o blog atualizado.

Depois da FKlotz Herciliópolis, resolvi fazer uma Blond Ale, estilo que muito me agrada, utilizando aveia na receita, e uma carga considerável de maltes, a Fklotz Abadia ficou muito boa, com 7,5% abv, e um aroma frutado e cítrico ao mesmo tempo.

Em outubro do ano passado, resolvo fazer minha primeira Stout, mais precisamente uma Oatmeal Chocolate Stout, como o nome diz utilizei aveia e chocolate na receita, sendo o chocolate 80% cacau adicionado durante a longa maturação. A cerveja, devido a sua cor, foi batizada de FKlotz Noche Oscura, e ficou uma delícia, pequei um pouco na hora do primming, na verdade não levei em consideração os açúcares do chocolate, e ela acabou ficando um pouco carbonatada demais,  mais nada que a desabonasse. Para terem uma idéia, tomei a ultima garrafa na semana passada, mais de um anos depois e ainda estava ótima!!
 
















Depois dessa fiz mais duas edições da Klotz Heffeweizen, com pequenas alterações, mas que na verdade serviram para me mostrar que a primeira ficou melhor, logo a minha receita de Weizen já está definida e é essa aqui.

Chegou a hora de uma Amber Ale, estilo que sempre me agradou. Como foi inspirada nas amber americanas, batizei-a de FKlotz Vegas Amber Ale. Com uma dose caprichada de lúpulos Cascade, US Golding e Amarillo, esse último utilizado também em dry hopping, ficou uma cerveja de aroma muito complexo e agradável, e com teor alcoólico de 7,3% aproximadamente. Não tive tempo de fazer seu rótulo, e a cerveja já tinha acabado, mas minha idéia era fazer algo parecido com a famosa placa Welcome to Fabulous Las Vegas!! Uma ótima receita que certamente repetirei.


















Depois da FKlotz Vegas, chegou a vez da minha décima cerveja, e esse fato merecia uma receita especial e assim nasceu a FKlotz n. 10, uma Belgian Dark Strong Ale, uma cerveja muito elaborada e com potentes 14% abv, isso mesmo 14%, eu sei que esta acima do limite do estilo que é de 11%, mas eu preferi assim heheeh! Para me ajudar a chegar nessa graduação eu mesmo fiz meu candy suggar, que levou além de açúcar mascavo e demerara um toque de baunilha (coloquei as favas de baunilha abertas em álcool de cereais para extrair a essência). A cerveja ficou muito boa, e lembra muito a Urthel Quadrium. Como não tenho fotos dessa cerveja, mais ainda tenho umas duas garrafas em casa, vou postar por enquanto as fotos do candy suggar!!
 
Depois dessa, como se aproximava o meu aniversário, resolvi fazer uma Marzen/Oktoberfest e inaugurar meus post mixes. A FKlotz 13 de Março é uma cervejinha lagger, leve para tomar literalmente de barril, ficou com 5,4% abv e 20 IBU´s, bem equilibrados entre os maltes Viena e Munich e lúpulos Columbus e US Golding, enfim 20 litrinhos que demoraram um mês para ficar prontos e duraram menos de 4 horas.

Agora, está maturando uma segunda leva da FKlotz Mala Strana, minha Bohemian Pilsener, só que dessa vez mais turbinada, para quem não tem medo de lúpulo!! Em breve mais informações.

2 comentários:

  1. Boa noite!

    Pô cara, muito legal seus posts. Melhor ainda devem ser essas cervejas aí que vc faz! Amo cerveja, adoraria produzir algumas. Uma dúvida. Quanto se gasta mais ou menos em equipamento e matéria-prima pra poder fazer uma cerveja?

    Abraço!

    Douglas dnavega@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Douglas, obrigado pelo comentário! Veja bem, fazer cerveja, ao contrário do que possa parecer, é muito simples, só precisa de cuidado e dedicação.
    Quanto aos equipamentos você pode começar com muitas coisas que tem em casa mesmo, e com um pequeno investimento, em torno R$ 200,00, você já pode começar. Em insumos, depende da cerveja que vai fazer, mas fica em torno de R$ 35,00 para 20 litros. Veja bem esses valores são muito variáveis, só estou colocando para você ter uma base. Sugiro você procurar uma ACERVA - Associação de Cervejeiros do seu estado, lá você terá toda ajuda que precisa para iniciar.
    Abraço e boas cervejas!!!

    ResponderExcluir